top of page

Vizinho de terreiro joga carro em direção de umbandista e faz ofensas contra mãe de santo no Paraná: 'Bando de macumbeiro'


Oiles Sarafim, vizinho de um terreiro de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, está sendo investigado por jogar o carro contra uma umbandista após uma celebração religiosa e, também, por fazer ofensas contra a mãe de santo e outros frequentadores do local.

As cenas foram gravadas em vídeo e, em um deles, é possível ouvir ele chamando o grupo de "bando de macumbeiro do inferno". Assista acima.


Segundo a mãe de santo, Lúcia Mara Santos, que é uma mulher preta, o suspeito também jogou uma banana na direção deles. A fruta caiu nos pés dela.

A Polícia Civil (PC-PR) investiga o caso como injúria preconceituosa por motivos religiosos, injúria racial e racismo, e avalia se houve tentativa de lesão corporal.

Até a publicação desta reportagem, Sarafim não havia apresentado advogado de defesa.

O caso aconteceu na noite de segunda-feira (30), quando a Polícia Militar (PM) foi acionada e registrou boletim de ocorrência (B.O.). De acordo com o relato dela à PM, os frequentadores do local estavam em celebração de Cosme e Damião e contaram que a confusão começou após eles serem ameaçados pelo homem.

"A mulher preta ela tem uma dificuldade de todo dia, em todos os lugares, ela não tem a possibilidade 'de'. Porque sempre tem uma pessoa que é preconceituosa, que age de má fé, que prejudica. Mas só que essa situação de prejudicar vai indo, vai indo e vai indo e vai crescendo, sabe?! Vai criando um material grande de preconceito, que chega uma hora que você não aguenta mais", disse Lúcia, em entrevista à RPC.

A mãe de santo relata que sofre com atos preconceituosos do vizinho há cerca de 10 anos e, em outras ocasiões, formalizou outros dois processos contra o homem. Em 2016, conforme apurou a RPC, o homem virou réu por perturbação a culto religioso. Na época, foi feito um acordo com a Justiça e o processo foi extinto.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page