top of page
Foto do escritorPai Marcelo de Xangô

Oportunidade para mulheres parceiras da Defensoria Pública do Rio de Janeiro

Está aberto o edital para seleção de 100 mulheres, lideranças de favelas , quilombos , aldeias indígenas , assentamentos rurais , caiçaras , ribeirinhos , ocupações urbanas e demais comunidades tradicionais para participar das atividades do Projeto Mulheres pelo Acesso à Justiça.


As selecionadas serão bolsistas de extensão da UFRJ e atuarão nas atividades de formação, mentorias, elaboração de plano de acesso à justiça nos Territórios e encaminhamento de demandas de baixa e média complexidade para a Defensoria Pública, bem como contribuirão nas atividades do Programa Defensoria Pública em Ação nos Territórios, promovido em Favelas, Quilombos, Aldeias Indígenas e Assentamentos Rurais por intermédio da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro.


Com os objetivos principais de ampliação do acesso à Justiça às pessoas hipervulneráveis; formação de agentes comunitárias de acesso à justiça; e fortalecimento do programa Defensoria Pública em Ação nos Territórios, as bolsistas selecionadas atuarão durante 11 meses, com bolsa no valor de R$ 700,00. O trabalho durante o ano de 2025 gerará importante relatório para embasar discussões sobre políticas públicas de garantias de acesso à justiça a partir de lideranças dos territórios selecionados.


O programa é fomentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria de Acesso à Justiça, e desenvolvido pelo NAJUP Luiza Mahin da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a sua Ouvidoria Externa.


📄O edital completo pode ser acessado no link: https://bit.ly/InscricoesDefensorasPopulares


📆 inscrições: 29 de novembro a 06 de dezembro de 2024.


📝inscrições pelo link: https://forms.gle/AoVGJYrmSVYBz4339

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page