top of page

  SOBRE NÓS  

O Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda – SEDE RJ, conhecido como ICMU/RJ, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos com um propósito nobre e dedicado. Nosso objetivo principal é preservar, defender, proteger e promover a religião de Umbanda, tanto no Brasil como no mundo, por meio de ações concretas e significativas.

Um dos pilares fundamentais do ICMU/RJ é a defesa e a preservação do documento Carta Magna da Umbanda. Reconhecemos a importância histórica e espiritual dessa carta, que representa os princípios e os valores essenciais da nossa religião. Trabalhamos incansavelmente para divulgar, proteger e garantir sua autenticidade, assegurando que ela seja reconhecida e respeitada em âmbito nacional e internacional.

Além disso, o ICMU/RJ está comprometido em realizar projetos e ações que atuam na transversalidade dos diversos temas significativos para sociedade e comunidades de terreiros, como meio ambiente, cultura, assistência social, direitos humanos, que visam fortalecer e promover a Umbanda na sua historicidade e ancestralidade. Nossas atividades abrangem desde ações porpositivas, de conscientização e valorização da religião, até a promoção de eventos, seminários e encontros que possibilitem o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre praticantes e estudiosos da Umbanda.

O Instituto Carta Magna da Umbanda – SEDE RJ está comprometido em ser um agente de mudança e de fortalecimento da Umbanda, buscando sempre atuar de forma ética, transparente e comprometida com os valores e os princípios da religião. Acreditamos que, juntos, podemos preservar e promover a Umbanda, assegurando que ela continue a iluminar os corações e a guiar os passos de todos os seus seguidores e admiradores.

sacderdotes umbanda.png
quem somos.png

A Sede Regional, no Estado do Rio de Janeiro, foi criada em 09 de abril de 2022, tendo sido nomeado, através de Termo de Posse, como Presidente Estadual, o Pai Marcelo de Xangô, dirigente espiritual do Centro Espírita Pai Joaquim de Angola e Vovó Catarina da Bahia.

MISSÃO:

Representar cultural, institucional, política e socialmente a Religião da Umbanda, promovendo um diálogo social, combatendo a Intolerância Religiosa e difundindo o documento Carta Magna, visando a integração plena com toda Sociedade.

VISÃO:

Ser referência, dentro do Estado do Rio de Janeiro, na divulgação da Carta Magna da Umbanda, seguindo as orientações emanadas pela Sede Nacional.

VALORES:

  • Instituir ambiente ético e pluralista, promovendo o amplo debate como instrumento da convivência democrática, preservando a unicidade e acolhendo a diversidade;

  • Promover a cultura e o diálogo social; superar a intolerância religiosa e promover o patrimônio ético e simbólico de Umbanda através do documento Carta Magna;

  • Buscar o comprometimento da sociedade com as Comunidades Tradicionais Afro-brasileiras, Brasileiro-Afros e Indígenas, e outros povos tradicionais onde atue, e destas com a sociedade;

  • Gerir com eficiência, eficácia e efetividade para o desenvolvimento pleno dos objetivos estatutários;

  • Tratar com isonomia de direitos e deveres todos, sem exceção;

  • Implementar a cultura de planejamento e avaliação contínua na realização dos objetivos estatutários.

DOCUMENTÁRIO - ENCONTRO NACIONAL DA UMBANDA - ICMU - RJ - 2024

Cópia_de_Encontro_do_povo_de_Axé__2_-removebg-preview.png
QRCode_Fácil.png

Arquivo de Fotos

 EVENTOS 

No posts published in this language yet
Once posts are published, you’ll see them here.

  ARTIGOS   

No posts published in this language yet
Once posts are published, you’ll see them here.

  EXPOSIÇÃO PELOS CAMINHOS DA UMBANDA  

A exposição “Pelos Caminhos da Umbanda”, inédita no estado do Rio de Janeiro é um projeto idealizado e promovido pelo Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda - SEDE RJ. Sua primeira mostra ocorreu em novembro de 2023, na Câmara Municipal de São Gonçalo, durante a SEMANA DA UMBANDA, e tem por objetivo apresentar a construção da religião brasileira de matrizes africanas, dos povos ciganos e indígenas, a partir de suas práticas, ritos, territórios e historicidade.

  ARTIGOS   

bottom of page